LIVRO
ESCOLHIDO:
NO TEMPO DO BRANCO E PRETO
REFERÊNCIA:
CARVALHO,
Maria Lúcia. No Tempo do Branco e Preto.
São Paulo: Paulus, 1998
TEMA
DA AULA: O universo da cores
MODALIDADE
DE ENSINO: ENSINO
FUNDAMENTAL I (2º ANO)
1. FUNDAMENTANDO
O TEMA...
Este plano de leitura está direcionado
para uma turma do 2º ano, a qual possui sete alunos. Sendo assim, cabe
salientar que o elaboramos com base nesta proposta, mas, no entanto, o mesmo
pode está sendo comumente reformulado, a partir das necessidades emergentes de
uma sala de aula que possua um perfil distinto daquele ao qual nos propusemos a
ter como base para a construção deste trabalho.
Com isto, por tratar-se de uma turma de
leitores iniciantes, cuja faixa-etária apresenta-se entre 6 e 7 anos,
escolhemos um livro no qual predomina em seu contexto imagens numa proporção
superior as palavras, haja vista que nesta fase a criança ainda está
adaptando-se com os símbolos representados na narrativa. Nesta perspectiva, a
leitura deve estimular gradualmente a imaginação dos educandos, propondo
situações lineares, bem como torná-los capazes de compreender o objetivo do
texto, por intermédio de uma história fascinante, e por vezes, dotada de
personagens reais ou simbólicos, como pontua COELHO:
·
A
imagem ainda deve predominar sobre o texto.
·
A
narrativa deve desenvolver uma situação (acontecimento, fato, conflito,etc.)
simples, linear, e que tenha princípio, meio e fim [...]
·
Como
sempre, o Humor, a Graça, a Comicidade... são fatores muito positivos.
·
As
personagens podem ser reais (humanas) ou simbólicas (bichos, plantas, objetos),
mas sempre com traços de caráter ou comportamento bem nítidos [...] (COELHO, 1991,
p.30)
Partindo destes princípios, justificamos
a escolha de um “Conto de Fadas” para ser abordado com a referida turma, tendo
em vista os critérios elencados anteriormente. Com efeito, consideramos que um
bom conto de fadas esboça fatos que estimulam a imaginação, a percepção e
sobretudo, o contato com histórias que contribuem para um bom desenvolvimento
infantil, seja ele psicológico, intelectual e/ou social. De tal modo que o
vislumbramos numa perspectiva positiva, capaz de romper com os paradigmas
sociais, e atuar em função do seu leitor, ou seja, mesmo que possua uma
concepção ideológica de um tempo/espaço, o nosso interesse no mesmo vai além,
na medida em que buscamos quais valores este texto pode remeter para a formação
dos educandos. Para complementar nosso discurso, enfatizamos as contribuições
elencadas por CONDE, a qual imprime que uma das propostas dos Contos, elencada
por Bruno Bettelheim destina-se a:
[...] uma
espécie de texto ideal para as crianças, por conterem elementos capazes de
despertar-lhes a curiosidade e a atenção, além de possibilitar-lhes um convívio
mais saudável com as questões íntimas de natureza emocional.
Segundo o autor,
tais histórias carregam, em si, uma mensagem positiva de luta contra as
dificuldades da vida, que são inevitáveis, e de incentivo no sentido de a
pessoa não se intimidar, mas defrontar, de modo firme, as opressões.
2. OBJETIVO GERAL:
ü Incentivar a
prática da leitura como prazer e como atividade diária.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Estimular nos
educandos o hábito de ouvir e contar histórias;
ü Discutir sobre o
significado das cores, percebendo assim a diversidade de opções de cores, com
as quais nos deparamos todos os dias;
ü Pensar sobre o quanto
somos diferentes e diversos entre nossos próprios gostos e aspectos físicos.
ü Expressar por
meio da criação de um cartaz, a capacidade da criatividade de cada grupo, a
qual deve ter como base a história contada e discutida.
ü Socializar a
nova forma de observar e contar a história, na medida em que terá uma nova
“roupagem”, esta por sua vez, sendo elaborada pelos educandos.
4. PROCEDIMENTOS
DE ENSINO:
1º MOMENTO
(13h00min às 13h05min): Apresentando a História
Para iniciar a aula o professor
explicará aos alunos que hoje será apresentado um conto de fadas chamado No tempo do branco e preto, este deverá
despertar nos alunos um interesse para ouvir a história (é o momento do
despertar).
2º MOMENTO
(13h05min às 13h15min): Contando a História
Neste momento o professor dirá à turma
que para contar esta história o mesmo convidou cinco amigos contadores para
representar melhor a história que será contada. Os contadores dividirão suas
funções juntamente com o professor como: um narrador, um rei, uma rainha, e
súditos (fantoches). Com uma cortina que servirá de cabine para que o rei e a
rainha troquem de roupa durante a história, a mesma também servirá como cenário
para os fantoches dos súditos.
Os contadores que estarão responsáveis
pelos súditos deverão ter próximos a estes 3 bonecos: sendo um todo branco, um
preto e um colorido.
Assim, à medida que o narrador for
contando a história, o rei e a rainha vão encenando juntamente com os
fantoches, que serão trocados na proporção em que a mesma for sendo contada.
3º MOMENTO
(13h15min às 13h25min): Relendo e
Discutindo a História
Neste momento, o professor organizará a
turma em círculo (roda de leitura), sorteando entre as crianças as sete cores
do arco-íris, explicando que a releitura do livro será feita de acordo do às
frases grifadas. Assim cada aluno lerá a frase correspondente à cor que foi
pega durante o sorteio.
Após a releitura, o professor deverá
coordenar a discussão sobre o texto entre os alunos, apontando questões como: -
Qual cor você gosta mais? – De que cor somos? – Por que o reino tornou-se
melhor depois do surgimento de todas cores?
Lembrando que novas questões poderão
surgir na medida em que a discussão for acontecendo.
4º MOMENTO
(13h25min às 13h35min): Produzindo...
Neste
momento as crianças farão uma produção artística, em que os educandos terão a
sua disposição duas folhas de papel 40 e tinta guache com as cores do
arco-íris. A turma será dividida em dois grupos, os mesmos criarão os reinos dos seus sonhos. Da maneira que eles fantasiam
que os dois reinos sejam.
5º MOMENTO
(13h35min às 13h45min): Apresentando...
Posteriormente, os dois cartazes serão
expostos no pátio da escola e de forma dinâmica e criativa os alunos recontarão a história: “No tempo do
branco e preto, num planeta distante...”.
Em seguida os alunos fixarão seus
cartazes, definindo um significado para cada cor.
5. RECURSOS:
ü Livro: No tempo
do branco e preto;
ü Para encenação:
fantoches, máscaras,....
ü Momento da
leitura: folhas de papel ofício, caixa e cartolina;
ü Duas folhas de
papel 40, tinta guache;
6.
AVALIAÇÃO:
Por tratar-se de
uma prática de incentivo a leitura, propomos como avaliação um olhar
observacional do professor sobre os seguintes aspectos:
- Concentração
da turma no momento da contação;
- Participação e
interação dos alunos durante as atividades propostas;
- Capacidade de
argumentação durante o momento da discussão;
REFERÊNCIAS
COELHO,
Nelly Novais. Literatura Infantil- teoria, análise, didática. 5 ed. São Paulo:
Ática, 1991.
CONDE,
Narrlman R. O significado Pedagógico dos Contos de Fadas. Presença Pedagógica. v.2, n.11, set/out, 1996.
Autores: Camila
Almeida de Araújo, Diana Dayse do Nascimento Souza, Edna Maria Amâncio, Rayssa
Maria Tibúrcio de Brito, Simone Soares Mamede
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